Santos tem sequência decisiva em três categorias do Paulistão de base
Santos Fc – Categorias de base
Enquanto o time profissional luta para conquistar o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro, as equipes de base do Santos enfrentam um momento chave nas divisões inferiores do Campeonato Paulista. Em partidas que serão disputadas nesta sexta-feira e no sábado, as categorias sub-15, sub-17 e sub-20 jogam a sobrevivência no torneio estadual.
O primeiro time a entrar em campo é o sub-17. Comandado por Elder Campos, o Peixe enfrenta a Ferroviária, pela semifinal do estadual. A equipe venceu o jogo de ida por 1 a 0 e agora joga por um empate no duelo desta sexta-feira, às 15h, no CT Rei Pelé, para garantir a vaga na decisão.
Vista como a categoria mais promissora no Peixe, o time sub-17 busca um título que não vem desde 2014, quando a equipe era formada por Caio Henrique (hoje no Monaco, da França), Claudinho (atualmente no Zenit, da Rússia), Robson Bambu (no Braga, de Portugal), Thiago Maia (no Inter) e Arthur Gomes (no Dínamo Moscou, da Rússia).
Luca Meirelles é um dos destaques do time sub-17 do Santos — Foto: Bruno Vaz / Santos FC
Os destaques da equipe atual são o zagueiro João Ananias, o meia Murillo Pará e os atacantes Luca Meirelles, Pedro Padula e Matheus Xavier. Os artilheiros do time no estadual são Juninho (filho do ex-jogador Robinho) e Lucca Amaro. O time também está na semifinal do Brasileirão Sub-17.
Já o time sub-15 terá pela frente o clássico contra o Corinthians, também pela semifinal. Os times se enfrentam no sábado, às 9h, na Fazendinha. O primeiro jogo terminou com um empate sem gols. A equipe é comandada por Cristiano Troisi e tem destaques como David Nogueira e Nadson.
O jejum dentro do estadual da categoria é maior. A última vez que o Santos foi campeão do torneio foi em 2009, na geração do atacante Gabriel Barbosa, hoje no Flamengo. A equipe também tinha outros jogadores como Neilton (Chapecoense) e Emerson Palmieri (West Ham).
Por fim, o time sub-20 está nas quartas de final do Paulistão. A equipe recebe o Bragantino neste sábado, às 15h, no CT Rei Pelé, depois de perder o duelo de ida por 2 a 1 – o Peixe precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar no tempo normal.
A equipe é treinada por Leandro Zago, que chegou recentemente ao clube para substituir Orlando Ribeiro, demitido após a queda no Brasileiro Sub-20 e um mau início no Campeonato Brasileiro de Aspirantes.
A equipe conta com futuras promessas, como o meia-atacante Gabriel Bontempo e volante Hyan, além de apostas estrangeiras como o boliviano Fernando Nava, o venezuelano Nicola Profeta e o colombiano Alejandro Villareal.
A última vez que o sub-20 foi campeão estadual foi em 2022. O Peixe foi liderado por Miguelito, que ainda disputa partidas pela categoria. Outros destaques eram o meia Ivonei (que já deixou o clube), o atacante Enzo Monteiro (que segue no sub-20), além do zagueiro Jair e o lateral-esquerdo Kevyson, que estão na equipe profissional.
Clique para as últimas notícias do Santos FC! Siga o TikTok e Instagram do Gol do Santos.