O Legado de Pelé: Como o Santos FC Homenageia Sua Maior Lenda
SANTOS FC – PELÉ
Com uma cultura forte e um país de proporções continentais, o Brasil é mundialmenteconhecido como a nação do futebol. Detentora do maior número de títulos em Copas doMundo, a Seleção Brasileira rouba a cena em campeonatos ao redor de todo o globo. Juntodela, muitas histórias se escreveram e muitos jogadores deixaram seu nome marcado nomundo do futebol mundial. Um deles, inclusive, é considerado um dos maiores de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento. Talvez você não o conheça por esse nome, e sim, pelo modo como ele consagrou-se como um ídolo imortal do futebol mundial: Pelé. A seguir, vamosexplorar um pouco de sua história e sobre como o Santos FC, clube que o lançou, mantém vivaa sua arte e legado no futebol.
A trajetória de um ídolo mundial
O talento e o futebol de Pelé transcenderam as fronteiras do Brasil. O jogador chegou ao estrelato e ao auge de sua carreira como um grande nome do futebol mundial. Em 2000, por exemplo, foi eleito o Jogador do Século, pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol. Estes e outros fatos fizeram de Pelé um dos maiores atletas de todos os tempos.
A carreira do jogador iniciou no Santos Futebol Clube, com apenas 15 anos de idade. Em seguida, iniciou também sua trajetória na Seleção Brasileira. E foi justamente junto da seleção que ele se consagrou como Campeão da Copa do Mundo em três oportunidades: 1958, 1962 e 1970, sendo o único jogador a atingir esse feito. Ele também é o segundo maior goleador da história da Seleção, tendo marcado 77 gols.
Os dados mostram que ele marcava quase um gol por partida ao longo de sua carreira. Era um verdadeiro especialista no chute, independentemente do pé que utilizasse. Era um fenômeno em campo, o que inclusive assustava os seus oponentes. Jogadores como Pelé são ligados diretamente a popularização do esporte em todo o mundo. Também graças a eles, o futebol movimenta a economia em diferentes aspectos, como por meio das transmissões, por meio de sites de apostas como a premier bet online, por meio da criação e venda de materiais (camisetas, itens de colecionador, etc) e, é claro, por meio da presença dos fãs e torcedores nos estádios.
Sua história no Santos
Inicialmente ele integrava a equipe amadora do clube Paulista. No entanto, em 13 jogos disputados, marcou 13 gols – o que fez com que rapidamente tivesse sua estreia profissional, que veio a ocorrer em 1956. Desde o primeiro jogo, demonstrou todo seu talento e técnica, que foram suficientes para que rapidamente conquistasse a torcida e a equipe técnica do clube.
Seu destaque nacional começou em 1957, enquanto disputava o Torneio Rio-São Paulo. Seus feitos em campo chamaram a atenção de times de todo o Brasil e logo ele conquistou a camisa 10 do Santos. Apesar da ampla ligação com o Santos, curiosamente Pelé se declarou vascaíno em diversas oportunidades – o que mais tarde lhe rendeu o título de sócio honorário do Vasco.
Aposentadoria e legado
Depois de uma trajetória de muito sucesso, tanto no Santos, quanto na Seleção Brasileira, Pelé se despediu da Seleção, ao menos como jogador, em 1971, em uma partida disputada no estádio Maracanã. Já no Santos, sua despedida ocorreu três anos mais tarde, quando disputou uma partida contra a Ponte Preta pelo campeonato Paulista. O dia da despedida de Pelé da Vila Belmiro, estádio do Santos, foi marcado por muita emoção. No gramado, de braços abertos e com a bola parada no chão, Pelé encerrava o seu ciclo de 18 anos no clube, com mais de 1000 gols marcados.
Mesmo fora dos Campos, Pelé nunca sumiu. Sempre esteve ligado ao esporte, à mídia e também à política. Esteve em diversos programas de Televisão e teve sua trajetória retratada no cinema em algumas oportunidades. Com o passar dos anos, Pelé enfrentou alguns problemas de saúde, principalmente em relação a um câncer de cólon descoberto no ano de 2021. Logo constatou-se que o tratamento não vinha apresentando resultado e que o jogador entraria em um processo de cuidados paliativos.
Em 2022, faleceu no dia 29 de dezembro. Sua morte, no entanto, representa muito mais do que uma simples partida e sim, a consolidação de um legado único e histórico na história do futebol mundial e, principalmente, do futebol do Santos, onde Pelé protagonizou os seus melhores momentos em campo. Sua despedida foi marcada por muita emoção. Com a presença de famosos, autoridades e jogadores, as cerimônias foram realizadas no estádio Vila Belmiro, considerado por muito tempo a casa de Pelé. O Santos FC mantém inclusive um Memorial em homenagem ao jogador, onde podem ser vistas exposições dedicadas à sua trajetória, além de troféus, medalhas e uniformes que marcaram época.
Conclusão
Nomes como o de Pelé ajudaram a consolidar o futebol como conhecemos hoje no Brasil. Respeitar sua memória é ajudar a perpetuar o esporte, o respeito aos grandes nomes e, também, inspirar novos talentos que possam surgir. O Santos FC mantém o legado de Pelé vivo e consistente, orgulhando-se de sua história e trajetória. Pelé se foi, mas sua história, garra e determinação seguem enraizados na história do clube paulista.
Clique para as últimas notícias do Santos FC! Siga o TikTok e Instagram do Gol do Santos.