A vez de Diógenes: goleiro tem oportunidade de estrear pelo Santos após espera de três anos
Com a suspensão de Gabriel Brazão, jogador de 23 anos será titular contra o Ituano
SANTOS FC – DIÓGENES
O Santos encara o Ituano pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira, a partir das 19h, no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), com uma mudança importante: o goleiro Diógenes terá sua primeira oportunidade como titular da equipe profissional.
Após três anos de espera, o camisa 12 será o titular do Peixe na partida em Itu. Promovido ao time principal em 2021, o jogador de 23 anos chegou a ficar, no máximo, no banco de reservas, mas nunca entrou em campo.
Sem João Paulo, que está em transição para o gramado após se recuperar de uma lesão no tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo, e Gabriel Brazão, suspenso, o técnico Fábio Carille optou pela entrada de Diógenes, que venceu a disputa com o veterano Renan.
Diógenes durante treino do Santos — Foto: Raul Baretta/ Santos FC
O camisa 12 santista venceu a disputa por estar com mais ritmo e condições de jogo. Isso porque Renan havia sofrido um edema na panturrilha esquerda que o afastou dos gramados por mais de um mês. Ele voltou a ser relacionado justamente no duelo contra o Ituano e ficará no banco de reservas.
Os primeiros passos de Diógenes no futebol foram ainda numa escolinha de futebol que pertencia a um tio, no bairro Capão Redondo, em São Paulo. Inicialmente, ele jogava como zagueiro, mas por insistência do tio, passou a ser testado no gol.
Ele iniciou nas categorias de base do Taboão da Serra e passou por Inter e Avaí antes de chegar ao Santos em 2020 para reforçar a categoria sub-20. No Peixe, jogou os Campeonatos Paulista e Brasileiro da categoria, além do Campeonato Brasileiro de Aspirantes.
Em 2021, Diógenes foi promovido ao time principal após John sofrer uma lesão no menisco do joelho direito. No entanto, o Santos contratou Jandrei para ser reserva imediato de João Paulo, e o jogador passou a disputar o posto de terceiro goleiro com Paulo Mazoti.
Diógenes, Gabriel Brazão e João Pedro durante treino do Santos — Foto: Raul Baretta/ Santos FC
Na temporada seguinte, Diógenes reforçou a equipe sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior e foi titular na campanha que terminou com o vice-campeonato. Em setembro daquele ano, Diógenes chegou a ser afastado devido a atos de indisciplina. O clube havia registrado atrasos e até ausência do goleiro em alguns treinamentos.
Em 2023, após emprestar John ao Internacional, o Peixe acertou com Vladimir para ser o goleiro reserva, decisão que manteve Diógenes como terceiro goleiro e sem a possibilidade de entrar em campo.
No início deste ano, o goleiro foi colocado no grupo de jogadores que poderiam ser negociados, mas depois acabou reintegrado.
Após a lesão de João Paulo, Gabriel Brazão se tornou o titular e Diógenes passou a ser o reserva imediato. Com a abertura da janela de transferências em julho, o Santos diagnosticou a necessidade de reforçar o setor e trouxe o experiente Renan, de 35 anos, para disputar espaço na posição.
Em agosto, Diógenes teve o contrato, que encerraria neste ano, renovado até o fim de 2026.
Clique para as últimas notícias do Santos FC! Siga o TikTok e Instagram do Gol do Santos.