Na tarde de sexta-feira, 7 de setembro de 1956, feriado nacional comemorando os 134 anos da Independência do Brasil, o prefeito de Santo André, Pedro Dell’Antonia, convidou o time do Santos para disputar uma partida amistosa contra o Corinthians FC.

O jogo aconteceu no Estádio Américo Guazzelli (que foi demolido posteriormente) e valia o Troféu Independência. O Santos venceu o time da cidade do ABC pelo impressionante placar de 7 a 1.

Troféu Independência 1956

O técnico Luiz Alonso Perez, conhecido como Lula, escalou a seguinte equipe para aquele distante e festivo dia: Manga, Hélvio e Ivan (depois substituído por Cássio); Ramiro (Fioti), Urubatão e Zito (Feijó); Alfredinho (Dorval), Álvaro (Raimundinho), Del Vecchio (Pelé), Jair Rosa Pinto e Tite.

O Corinthians, apelidado de Galo Preto da Vila Alzira, também chamado carinhosamente de Corintinha por seus torcedores, entrou em campo com Antoninho (substituído por Zaluar), Bugre e Chicão (Itamar); Mendes, Zico e Chanca; Vilmar, Cica, Teleco (Baiano), Rubens e Dore. O árbitro foi Emilio Ramos.

Naquela época, o Santos já era reconhecido como Campeão da Técnica e da Disciplina, título adquirido em 1927. O time estava participando do Torneio de Classificação da Federação Paulista de Futebol, onde liderava a competição.

Essa fase de classificação, que garantiu o acesso à fase final do Campeonato Paulista, foi conquistada de forma invicta pelo Santos, que disputou 17 partidas, vencendo 13 e empatando quatro. O troféu Jorge dos Santos Caldeira foi levado para a Baixada Santista.

No início de 1957, o Santos se consagraria Bicampeão Paulista, vencendo o torneio regional pela terceira vez desde sua criação em 1902.

Troféu Independência: A marcha “Leão do Mar”

A marcha “Leão do Mar”, composta por Maugeri Neto e Maugeri Sobrinho, foi criada para homenagear essas conquistas memoráveis do time, que já era uma sensação no esporte nacional.

O primeiro dos 1.282 gols marcados pelo Rei do Futebol
Esse confronto marcou a oitava vez em que Santos e Corinthians FC se enfrentavam, e mais uma vez o Corintinha não conseguiu vencer. Desde o primeiro encontro, em 21 de outubro de 1923, o Santos manteve sua invencibilidade.

A partida, disputada com portões abertos em um dia quente, foi dominada pelo Santos, que não deu chances ao Galo da Vila Alzira, o qual foi um mero espectador em campo.

O ponta-direita Alfredinho, também conhecido como Alfredinho lambreta, abriu o placar aos 33 minutos do primeiro tempo. O artilheiro do Campeonato Paulista de 1955, Emmanuelle Del Vecchio, ampliou para 2 a 0, e Álvaro marcou o terceiro aos 36 minutos. Alfredinho voltou a balançar as redes aos 44 minutos, fechando o primeiro tempo em 4 a 0.

No segundo tempo, Del Vecchio fez o quinto gol aos 16 minutos. Foi então que o técnico Lula decidiu dar uma chance ao jovem jogador de Bauru, indicado por Waldemar de Brito, que vinha se destacando nos treinos.

O garoto, apelidado de “Gasolina”, não se intimidou e, aos 34 minutos, marcou seu primeiro gol com a camisa do Santos, que seria o primeiro dos 1.091 gols que faria pelo clube.

Troféu Independência: Zaluar – Gol do Rei Pelé – 001

O goleiro do Corintinha, Zaluar, orgulhoso por ser o primeiro a levar um gol de Pelé, mandou fazer um cartão de visitas com a inscrição: “Zaluar – Gol do Rei Pelé – 001”. Zaluar faleceu em outubro de 1995, aos 69 anos.

Anos depois, Chanca, que estava em campo naquele dia, descreveu o lance de maneira diferente. Segundo ele, a bola sobrou no meio-campo após um cabeceio de Hélvio, e Pelé driblou alguns jogadores antes de finalizar.

Vilmar marcou o gol de honra do Corintinha aos 39 minutos, mas Jair Rosa Pinto, veterano nascido em Quatis, Rio de Janeiro, fez o último gol da partida aos 44 minutos, encerrando o placar em 7 a 1.

Troféu Independência: Dico, Gasolina e finalmente Pelé

E se, ao invés de Pelé, seu apelido tivesse sido Telé, como grafado incorretamente pelo jornal “O Estado de São Paulo”? Quando estreou com a camisa nº 15, Pelé tinha apenas 15 anos, 10 meses e 15 dias, e sua velocidade impressionava os mais experientes, que o chamavam de Gasolina.

Pelé chegou ao Santos vindo de Bauru no dia 22 de julho de 1956 e estreou no time principal em um jogo que, no futuro, seria apenas o início de uma história gloriosa que seria escrita em páginas douradas nos jornais do mundo todo.

Clique para as últimas notícias do Santos FC! Siga o TikTok e Instagram do Gol do Santos.

Anterior

Santos Além da Vila: Conquistas em Outros Palcos Pelo Mundo

Próximo

Day Silva está de volta ao Santos FC como reforço ao time.

Veja também

Veja mais destaques

Marcelo Teixeira não revela nomes, mas indica perfil de técnico para o Santos e promete "ousar"

Marcelo Teixeira não revela nomes, mas indica perfil de técnico para o Santos e promete “ousar”

Laura Borges

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, compareceu nesta terça-feira à inauguração da Sala Astro Rei, atração que homenageia Pelé e ficará no Memorial das Conquistas da Vila Belmiro. Durante o evento, o dirigente abordou o tema mais discutido entre torcedores no momento: o novo técnico da equipe. Na última segunda-feira, o Peixe anunciou a demissão de […]

Santos pode ter pior pontuação de um campeão da Série B na era dos pontos corridos

Santos pode ter pior pontuação de um campeão da Série B na era dos pontos corridos

Laura Borges

O Santos pode quebrar um recorde negativo neste domingo (24): se perder para o Sport, em jogo que terá transmissão da Band TV e do BandPlay, o Peixe ficará com a pior pontuação de um campeão da Série B na era dos pontos corridos. A Série B passou a ser disputada no formado de pontos corridos a partir de 2006. Atualmente […]

Santos é eliminado pelo Botafogo nas semifinais do Brasileiro de Aspirantes

Santos é eliminado pelo Botafogo nas semifinais do Brasileiro de Aspirantes

Laura Borges

O Santos foi eliminado nas semifinais do Campeonato Brasileiro de Aspirantes na noite desta segunda-feira (18). Em confronto realizado na Vila Viva Sorte, em Santos, a equipe foi derrotada nos pênaltis pelo Botafogo, por 4 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, a equipe carioca levou a melhor. Apesar de o […]

Único titular na queda e no acesso, João Basso celebra título da Série B e projeta futuro do Santos

Único titular na queda e no acesso, João Basso celebra título da Série B e projeta futuro do Santos

Laura Borges

O zagueiro João Basso destacou a importância da conquista da Série B para a reconstrução do Santos. Mesmo com a derrota por 2 a 0 para o CRB neste domingo (17), na Vila Viva Sorte, o Peixe ergueu a taça da competição na 37ª rodada, beneficiado pelo tropeço dos adversários. O Peixe já havia garantido o […]

SANTOS FC VENCE SEMIFINAL NOS PÊNALTIS E ENFRENTA CORINTHIANS NA GRANDE FINAL DA ALCANS CUP SUB-16

SANTOS FC VENCE SEMIFINAL NOS PÊNALTIS E ENFRENTA CORINTHIANS NA GRANDE FINAL DA ALCANS CUP SUB-16

Laura Borges

O Santos FC está na final da Alcans Cup Sub-16! Na manhã desta terça-feira (19), os Meninos da Vila eliminaram o Sfera nas penalidades com placar de 8 a 7, depois de empate em 1 a 1 no tempo normal, em jogo único pela semifinal. Na decisão, o adversário será o Corinthians. A competição tem […]

55 ANOS DO MILÉSIMO GOL DE PELÉ

55 ANOS DO MILÉSIMO GOL DE PELÉ

Laura Borges

Gabriel Pierin, do Centro de Memória No dia 19 de novembro de 1969, uma quarta feira, há exatos 55 anos, Pelé escrevia mais um capítulo na história do futebol, ao marcar de pênalti, o milésimo gol da sua gloriosa carreira, na vitória do Santos contra o Vasco por 2 a 1, no estádio do Maracanã. O ano […]